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Obras da concessão da RSC-287 prometem revitalizar rodovia

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O edital de concessão da RSC- 287, publicado na última quarta, prevê a instalação de três novas  praças de pedágio na rodovia, a partir de junho de 2022, mas também a recuperação completa da estrada, além das duplicações - só a Faixa Nova ficou fora. Na licitação, a nova concessionária ficará obrigada a fazer uma restauração inicial dos 204 km, nos primeiros 12 meses, e só após isso, poderá cobrar pedágios nas três novas praças. Além disso, nos primeiros cinco anos, são exigidas obras mais profundas para deixar a estrada com cara de nova. Nesse período, também terão de ser construídos 7 km de terceiras faixas, entre Santa Maria e Novo Cabrais, além da duplicação de 11 km dos trechos urbanos ao longo de toda a rodovia, com investimento de R$ 599 milhões até 2025. 

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Se tudo ocorrer conforme os planos do governo gaúcho, após o leilão em dezembro, a empresa vencedora assumirá a estrada em junho de 2021, iniciando a cobrança com a nova tarifa somente nas duas praças da EGR. No primeiro ano, serão exigidas obras que incluem tapar todos os buracos, retirar deformações acima do nível da pista (borrachudos), refazer a sinalização e corrigir os principais problemas.

Só após essa restauração inicial, a Agergs e a Secretaria de Transportes, responsáveis por fiscalizar o contrato, vão liberar a cobrança de tarifa nas três novas praças. A lista de obras exigidas (veja as principais abaixo) prevê as melhorias que deveriam ser feitas em todas as estradas do país para deixá-las em bom estado e seguras - muito diferente da realidade existente hoje na RSC-287. 

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MAIS SEGURANÇA
Na avaliação do professor do Departamento de Transportes da UFSM, Carlos Félix, diante da impossibilidade de duplicar toda a rodovia num período mais curto, foi fundamental a região ter cobrado e conseguido incluir no projeto algumas obras nos primeiros anos, pois havia a necessidade de melhorias para garantir mais segurança viária, reduzindo acidentes com mortes e lesões graves. Entre as melhorias, ele cita que as obras em locais mais perigosos, como a duplicação de trechos urbanos e a construção de terceiras faixas, além do reforço da sinalização e orientação em todo o trajeto: 

- Essas obras reduzirão tempo de viagem e custos, e permitirão ultrapassagens mais seguras.

OS SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO INICIAL E RECUPERAÇÃO TOTAL DA ESTRADA

TRABALHOS INICIAIS
Tem de ser feitos nos primeiros 9 a 12 meses da concessão (até junho de 2022), segundo exigido no edital da licitação da RSC-287

Pavimento

  • Em 9 meses, deve tapar buracos, retirar deformidades elevadas na pista e defeitos que gerem problemas de segurança
  • Ações de correção de desnível entre as duas faixas de tráfego
  • Reparos na pista, de natureza superficial e profunda, e fresagem
  • Reparos localizados nos segmentos em que os acostamentos pavimentados encontram-se em más condições funcionais ou com alta frequência de defeitos
  • Eliminação de degrau acentuado entre a pista e o acostamento, deixando desnível máximo de 5 cm
  • Solução de problemas de deformações localizadas 

Sinalização e elementos de  proteção e segurança

  • Recomposição da sinalização, com recuperação, substituição e colocação de placas, de modo que toda a sinalização de regulamentação e advertência esteja completa e em bom  estado 
  • Refazer sinalização horizontal (pintura) onde estiver deficiente
  • Substituição de placas de sinalização vertical e aéreas danificadas ou ilegíveis
  • Reparação de todos os trechos que apresentam ausência ou insatisfatoriedade de sinalização horizontal, incluindo faixas de bordo e eixo, zebrados e escamas e tachas retrorrefletivas, assim como dos trechos com ausência ou deficiência de sinalização vertical
  • Recuperação ou substituição de barreiras e defensas (de proteção) danificadas ou não ancoradas
  • Recomposição da sinalização vertical, com adição, recuperação e substituição de dispositivos danificados ou removidos
  • Substituição de placas de sinalização vertical que não atenderem ao índice mínimo de retrorrefletância especificado na Norma NBR 14.644
  • Fixação de balizadores retrorrefletivos em todas as defensas e barreiras (de proteção)
  • Aplicação de pintura provisória, segundo a norma NBR 12.935
  • Aplicação de tachas retrorrefletivas em locais de maior risco de acidentes e junto às áreas operacionais, como postos de pesagem, praças de pedágio, postos da Polícia Rodoviária
  • Em nenhuma situação, após serviços no pavimento definidos nos trabalhos iniciais, a rodovia será liberada ao tráfego sem a sinalização horizontal adequada que garanta a segurança dos usuários, ainda que provisória ou de obras - exceto se a pista estiver úmida (nesse caso, será preciso colocar cones até pintar a faixa)

Pontes e viadutos

  • Serviços referentes às obrasde-arte especiais, que são pontes, viadutos, passagens inferiores e superiores, além das passarelas de pedestres integrantes da rodovia
  • Reparos e recuperação de todos os guarda-corpos (muretas), guarda-rodas, passeios e pavimento das pontes e viadutos, com substituição de elementos não passíveis de recuperação
  • Limpeza e pintura de guardacorpos, guarda-rodas e da estrutura
  • Correção de desnível no encontro com a via (na entrada de pontes e viadutos)
  • Reparo de juntas
  • Demolição e substituição, total ou parcial de guarda-corpos (muretas), guarda-rodas e passeios das pontes, viadutos e passarelas que não tiverem possibilidade de recuperação

Drenagem

  • Atividades de limpeza, desassoreamento e desobstrução de sarjetas, canaletas, e descidas d'água em toda a rodovia
  • Intervenções em bueiros, incluindo desassoreamento e limpeza de bocas
  • Implantação de dispositivos de drenagem que escoam eventuais empoçamentos sobre as faixas de rolamento com vistas a prevenir situações de aquaplanagem 

Canteiro central e  faixas de domínio 

  • Serviços de capina, roçada, poda, limpeza e retirada de entulhos
  • Refazer a cobertura vegetal nos canteiros centrais e taludes ao lado da rodovia
  • Corte e remoção de árvores e arbustos na faixa de domínio que afetem a visibilidade de usuários e risco à segurança de tráfego
  • Bloqueio de acessos particulares não autorizados em que haja situação de risco para usuários da rodovia, com notificação de seus responsáveis, que deve apresentar pedido de projeto de acesso particular, com as alterações necessárias 

OBRAS DE RECUPERAÇÃO MAIS COMPLETA
Tem de ser feitas até o 5º ano (metade de 2025)

Pavimento

  • Execução dos reparos localizados necessários à recuperação do pavimento
  • Reforço estrutural do pavimento existente, com eventual reconstrução onde for necessário
  • Recuperação ou recomposição de acostamentos. Degrau máximo entre pista e acostamento deve ser de 15 mm

Sinalização e elementos de proteção e segurança

  • Instalar mais defensas, barreiras de segurança e atenuadores de impacto necessários
  • Aplicação de tachas refletivas no pavimento ao longo de toda a extensão da rodovia, dispostas em geral sobre as linhas horizontais pintadas, de modo a delimitar a pista, faixas de rolamento e as áreas zebradas
  • Implantação da sinalização definitiva da rodovia
  • Implantação da sinalização horizontal de alto índice de retrorrefletância nos locais de maior incidência noturna de acidentes, em locais de ocorrência de chuva ou neblina
  • Em complemento à pintura de solo, deverão ser utilizados elementos retrorrefletivos fixados sobre o pavimento
  • Nos trechos sujeitos à neblina ou de maior incidência de precipitação pluviométrica, deverão ser utilizadas macrotachas (tachões), com índice de retrorrefletância superior às tachas
  • Nas curvas, como auxiliares às demais sinalizações de solo, implantar balizadores com elementos refletivos
  • No caso de curva perigosa, deve ser implantada 1 placa de advertência, de 200 a 500 m antes da curva, 1 placa de redução de velocidade e 1 de advertência
  • Em nenhuma situação, após serviços de recuperação do pavimento, a rodovia será liberada ao tráfego sem a sinalização horizontal adequada que garanta a segurança dos usuários, ainda que provisória ou de obras

Pontes e viadutos 

  • Reparo de concreto com armadura exposta e corroída, além de reparo de aterros e proteções

Sistema de drenagem 

  • Limpeza e desobstrução de sarjetas, canaletas e descidas de água. Ampliação do sistema de drenagem onde for necessário 

Canteiro central e faixas de domínio 

  • Recuperação da faixa de domínio e canteiro central para manter a área conservada, facilitando a manutenção de taludes (nos aterros) e limpeza dos bueiros, por meio de limpeza por roçada manual ou mecânica
  • Plantio de grama onde for necessário
  • Regularização completa de todos os acessos particulares e eliminação das ocupações irregulares

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